Notícias

Uma experiência promissora na Gomes Carneiro

Fachada atual da escola.

 

Um projeto que reúne melhorias de infraestrutura, orientações pedagógicas, conhecimento de gestão, criação de novos formatos de comunicação e ações comunitárias: assim podemos resumir as frentes de trabalho que o Instituto Jama vem desenvolvendo desde 2019 na Escola Estadual de Educação Básica Gomes Carneiro.

A escola, com cerca de 60 anos de existência, é reconhecida pelo seu desempenho escolar tanto em índices quantitativos, como a aprovação dos seus alunos em vestibulares e os números do IDEB, quanto pela proativa organização de seu grupo diretivo, que está sempre em busca de melhores condições de aprendizado e convivência para a comunidade escolar, composta em sua maioria por famílias em situação de vulnerabilidade social.

Para que esse projeto seja implementado, há uma força-tarefa formada por várias pessoas.

Atualmente a escola está recebendo o acompanhamento do CIB (Centro Israelita Brasileiro) nas questões relativas ao planejamento pedagógico, à gestão escolar e desenvolvimento de lideranças, que inclui ainda as orientações de reformas de infraestrutura alinhadas às referências pedagógicas. Estão previstas formações pedagógicas para o grupo de professores da Escola ao longo deste ano e, também, a elaboração do planejamento estratégico com o objetivo de encaminhar as metas de curto, médio e longo prazo do corpo diretivo.

A Gomes Carneiro contará, a partir de junho, com novo espaço especialmente construído para contemplar as necessidades da comunidade escolar. O Centro de Referência Esportiva terá como propósito atender os alunos e a comunidade como um local de práticas esportivas, pedagógicas e culturais, com espaços planejados para estes fins. Este projeto e os demais trabalhos de melhorias dos espaços físicos da escola contam com a supervisão dos executivos da Maiojama.

E como todo este empenho está sendo pensado para promover o desenvolvimento dos alunos, professores e comunidade, o projeto de comunicação da escola passa a ser desenhado para que as informações sejam cada vez mais claras e assertivas. Em breve a escola terá seu website como principal meio de comunicação, além de canais digitais como Instagram e grupos de Whatsapp, que serão organizados de modo a facilitar interação com os públicos da escola.

“Acreditamos que essa experiência com a Gomes Carneiro poderá ser aplicada em outras escolas, uma vez que todas as nossas atividades estão sendo executadas e acompanhadas de forma a criar uma compreensão geral e, ao mesmo tempo, específica de cada etapa implementada”, avalia Adriana Lanzarini, executiva do Instituto Jama, responsável pela coordenação do projeto juntamente com a direção da escola.