Notícias

Todos pelo Fundeb

Fundeb é essencial para a educação

 

Com votação prevista para os próximos dias no plenário da Câmara dos Deputados, a Proposta de Emenda à Constituição 15/15, que institui o Fundo de Desenvolvimento da Educação Básica (Fundeb) permanente, conta com o apoio de parlamentares gaúchos comprometidos com as causas da educação. Em resposta à mensagem encaminhada pelo Instituto Jama aos deputados e senadores do Rio Grande do Sul, reiterando apelo da campanha #VotaFundebJa, do movimento Todos pela Educação, as manifestações foram de integral apoio.


O senador Paulo Paim, do Partido dos Trabalhadores, lembrou que a educação do país está agonizando e que fará todo o empenho para que a votação ocorra com a máxima urgência. Sua correligionária na Câmara, a deputada Maria do Rosário, também assegurou ao Instituto Jama, por sua assessoria, que está comprometida com a aprovação do fundo e com a defesa intransigente dos recursos na educação pública. O deputado Ronaldo Santini, do PTB, registrou o recebimento do apelo e prometeu providências.


O posicionamento do Todos pela Educação foi reforçado esta semana em artigo publicado no jornal O Estado de S. Paulo pela presidente-executiva Priscila Cruz e pelo coordenador Caio Callegari com uma argumentação definitiva: “Antes da covid-19, a importância do Fundeb para a educação básica brasileira já era grande. Com a pandemia, a matéria ganhou relevância ainda maior. Já são mais de cem dias de aulas suspensas, que significam queda na aprendizagem, aumento da insegurança alimentar dos alunos, da depreciação da infraestrutura escolar e das desigualdades e enfraquecimento do vínculo das crianças e dos jovens com a escola e os professores.”