Notícias

Tecnologia e aproximação com as famílias

EduConecta21, terceira edição

 

Em sua terceira edição, realizada nos dias 30 e 31 de julho, o evento EduConecta 21 reuniu mais de 1 mil educadores de todo o país para debater temas relevantes da educação durante a quarentena, com destaques para a educação infantil e para o uso do podcast como ferramenta de ensino. O EduConecta21 é uma rede de educadores para educadores mantida pela IMED em parceria com o Instituto Ayrton Senna. Nesta edição, contou com o apoio do Instituto Jama e a participação de representantes do ADE do Norte do Estado e convidados especiais.


No primeiro dia do evento online, o tema predominante foi a utilização do podcast na educação, tendo como palestrante o criador do PodCast Papo de Educador e mestre em Educação Escolar Damione Damito. Ele afirmou que, ao agregar novas ferramentas pedagógicas em seu portfólio, o professor pode obter alívio ao invés de sobrecarga. Também disse que a tecnologia não irá substituir os professores e alertou:
- Professores que a utilizam é que irão substituir os que a desprezam.


Além de Damito, participaram do debate no dia 30 as professoras Clélia C. Nunes de Lagoa Vermelha-RS com o relato "O uso do Podcast no desenvolvimento da Leitura"; Tracy Freitas de Porto Alegre-RS com o relato "PodCast no Ensino Médio"; Vanessa Dal Pizzol Scheffer de Carazinho-RS com o relato "Conecta Rede PodCast"; com mediação da professora Ana Claudia Klein.


A educação infantil foi o tema prioritário do segundo dia de debates, mediado pela consultora executiva do Instituto Jama e doutora em educação pela Unisinos Janaína Audino. A apresentação de abertura foi feita por Agnès Françoise Straggiotti Silva, da Escola de Educação Infantil Yellow, que falou sobre Singularidades na Educação Infantil. Ela abordou o impacto da escola e dos professores na família dos estudantes, destacando as oportunidades e aprendizagens que a pandemia impôs à educação infantil. Também foram protagonistas no segundo dia do evento as professoras Janete Rosa de Passo Fundo-RS com o relato "Um novo começo"; Silvana Carvalho de São José dos Campos-SP, com o relato "Educação Infantil em foco: um olhar sobre os pequenos"; Viviane Cristina Marques de Campinas-SP, com o relato "Diários de infância e Isolamento Social".


A mediadora Janaína Audino sintetizou bem o resultado dos debates:
- O EduConecta21 foi idealizado como um espaço online para troca de conhecimentos. Com a rápida adesão de professores de todo Brasil, o projeto tomou uma escala maior trazendo falas de especialistas e relatos de movimentos dos professores durante a quarentena. Não buscamos respostas, e sim o diálogo. Os ricos relatos mostram que muitos professores estão aproveitando esse momento para se qualificar, incorporando em suas práticas a tecnologia, a pesquisa e a aproximação com as famílias.