Notícias

SECRETÁRIA VISITA ESCOLAS APOIADAS PELO INSTITUTO

Visita à EMEI Ilha da Pintada (foto Giulian Serafim SMED)

 

Com o propósito de observar a implementação de projetos educacionais baseados na Metodologia Lumiar em Porto Alegre, a secretária de Educação do município, Janaína Audino, esteve na última terça-feira, 21, em duas das cinco escolas que já adotaram a proposta inovadora. O projeto de Educação baseada em competências é apoiado no Rio Grande do Sul pelo Instituto Jama.


Depois de conversar com gestores da EMEI Ilha da Pintada, no arquipélago, e da Escola Comunitária de Educação Básica Aldeia Lumiar, na Vila Conceição, a secretaria Janaina Audino destacou a importância da parceria com o Instituto Jama na aplicação da inovadora proposta pedagógica que estimula a criatividade e a autonomia das crianças.


Criada em 2002 por um grupo de educadores de vanguarda de São Paulo, a Metodologia Lumiar disseminou-se por vários Estados brasileiros e já é adotada também na Inglaterra, na Nigéria e na Índia. Ao colocar o estudante como centro do processo de ensino, altera conceitos tradicionais como a adoção de notas na avaliação, classes definidas por faixas etárias, currículos engessados por disciplinas e relacionamento hierárquico formal entre professores e alunos.


No Rio Grande do Sul, além das duas escolas citadas, também integram a experiência as EMEIs Bairro Cavalhada, Santo Expedido e Vila Nova.


A visita da secretária Janaína Audino foi acompanhada por Henrique Nunes, como representante do Instituto Jama.