Notícias

SANTA ZITA DE LUCCA NA ERA DIGITAL

As crianças adoram as aulas de informática

 

Em relatório informal encaminhado ao Instituto Jama, a Associação Beneficente Santa Zita de Lucca registra o sucesso do primeiro ano de implantação do programa Letramento em Programação, desenvolvido em parceria com o Instituto Ayrton Senna e a Faculdade Meridional – IMED. Adotado por sugestão do conselheiro Tiago Kretzmann, do Instituto Jama, o programa tem o propósito de desenvolver o pensamento computacional e habilidades como criatividade, colaboração, comunicação, atenção e raciocínio lógico.


Tais objetivos estão sendo alcançados, segundo balanço parcial das “aulas de informática”, que é como as crianças e suas famílias as tratam. Uma vez por semana, durante o contraturno escolar, os alunos da Santa Zita de Lucca participam de atividades online ou desplugadas, voltadas para a prática da programação. Em decorrência, até mesmo crianças com dificuldades de aprendizado demonstraram habilidades na programação e execução de jogos e aplicativos. Algumas famílias apresentaram relatos de como as crianças estão entusiasmadas com o projeto, contando o que realizaram e como conseguiram chegar lá, exaltando suas conquistas e relatando também as dificuldades encontradas ao longo do percurso do Letramento em Programação.


Além de Educação Infantil, a Associação Beneficente Santa Zita de Lucca, entidade filantrópica localizada no bairro Maria da Conceição, na Zona Leste de Porto Alegre, oferece Educação Complementar para crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social. O Programa Letramento em Programação integra o pilar Tecnologia e Inovação do Instituto Jama.