Notícias

Programa Nova Geração encerra primeira etapa de 2023

O Dia D no Instituto Caldeira foi marcado por uma agenda de palestras e oficinas para alunos do Programa Nova Geração

 

No início do mês de julho participamos do Dia D no Instituto Caldeira. O evento marcou o encerramento da primeira fase do Programa Nova Geração, formação em tecnologia e inovação oferecida para jovens de 18 a 24 anos, que nesta edição alcançou 6.700 inscritos.

O Instituto Jama é uma das organizações mantenedoras do Campus Caldeira, lançado em 2022, como plataforma de educação do Instituto Caldeira. O Campus Caldeira é responsável pela implementação e execução do Programa Nova Geração, o qual ao final da sua primeira edição empregou 95% dos jovens formandos em empresas que fazem parte do ecossistema de inovação de Porto Alegre.

De acordo com Felipe Amaral, head do projeto, a meta deste ano é manter o alto índice de empregabilidade, com o desafio de contar com uma turma maior, passando dos 50 alunos de 2022 para 200 alunos finalistas da edição atual. O processo de seleção inicialmente indica 400 alunos daqueles que efetivamente completaram a primeira etapa de formação online que chegou a 1.300 jovens e durou 3 meses com aulas online.

De setembro a novembro, os 200 estudantes passam a ter aulas presenciais e uma agenda de atividades no Instituto Caldeira de acordo com a definição de sua trilha de aprendizado, que pode ser: programação, marketing digital, gestão em vendas e UX/UI Design e recebem uma bolsa como apoio financeiro.

A formatura da turma de 2023 está prevista para 30 de novembro e a expectativa do Instituto Jama é que o Programa Nova Geração torne-se uma inspiração para a formação dos jovens, não apenas daqueles que finalizam a sequência de etapas, mas de todos envolvidos e suas comunidades. "É evidente que necessitamos de conhecimento técnico nas áreas de tecnologia e inovação, um setor em crescimento e carente de mão de obra qualificada. Ao ter acesso a essa formação muitos jovens passam a ter diferencial no mercado de trabalho. O Caldeira usa todo o seu ecossistema de empresas conectadas para tentar empregá-los o mais rápido possível", afirma Adriana Lanzarini, executiva do Instituto Jama.