Notícias

Plantando o futuro

A colheita foi boa na horta da Escola Eni Medeiros

 

Num ano desafiador para a humanidade, a horta comunitária da Escola Infantil Eni Medeiros, construída com recursos doados pelo Instituto Jama, oferece uma colheita de esperanças e dá significado prático ao conselho do filósofo chinês Kawantsu:


- Se queres colher em um ano, deves plantar cereais. Se queres colher em uma década, deves plantar árvores. Mas se queres colher a vida inteira, deves educar e capacitar o ser humano.


As crianças da escola do bairro Jardim Carvalho tiveram a oportunidade de aprender que entre o plantar e o colher existe o regar e o esperar. Mais do que reforço para a merenda escolar, as suculentas alfaces colhidas na semana passada simbolizam a determinação do quadro diretivo, dos docentes e dos servidores para superar os obstáculos impostos pela pandemia e construir um futuro promissor para os pequenos alunos.


Nova horta


Foi tão bem sucedida a experiência, que o Instituto Jama está avaliando investir em outra horta numa das escolas de educação infantil administradas pela Rede Calábria, da Congregação Pobres Servos da Divina Providência.


A Rede Calábria iniciou recentemente a gestão de três novas escolas em Porto Alegre: Padre Natal, no bairro Mário Quintana; Padre Pedrollo, no Partenon; e Lavínia Perez, no Passo D’Areia. Juntas, elas oferecerão 300 novas vagas para alunos de 0 a 5 anos e 11 meses.


A Escola Padre Luiz Pedrollo, que receberá a visita da consultora executiva do Instituto, Janaina Audino, foi indicada pela rede para receber a horta comunitária. O projeto será levado ao Conselho Deliberativo para execução em 2021.