Notícias

Pesquisa comprova impacto da boa gestão nas escolas

Imagem Gestão Escolar

Gestores escolares que investem tempo no aprimoramento de seu conhecimento têm suas habilidades gerenciais multiplicadas e influenciam positivamente os resultados das escolas que administram. É o que evidencia a pesquisa realizada pela Consultoria GHIGNATTI & ROHDE com 78 gestores de escolas públicas da rede estadual do Rio Grande do Sul que concluíram o curso de pós-graduação oferecido pelo Instituto Jama em parceria com a ESPM Sul Porto Alegre.
Integrantes de três turmas formadas nos anos de 2011, 2013 e 2015 foram consultados sobre o curso e reconheceram melhora significativa nas suas habilidades gerenciais, tais como liderança, tomada de decisão e trabalho em grupos. Também consideraram que as competências desenvolvidas impactaram fortemente os resultados de suas escolas.
O curso de Pós-Graduação em Gestão Escolar, ministrado a gestores de escolas públicas indicados pelas respectivas Secretarias de Educação, sofreu uma alteração em sua formatação no final de 2017, passando a ser oferecido em módulos a partir de 2018. Desde então, a rede municipal de ensino de Porto Alegre foi contemplada com os seguintes módulos: 2018/1 - Gestão e mobilização de pessoas e Gestão de processos e projetos; 2018/2 - Gestão e mobilização de pessoas, Gestão de processos e projetos, Comunicação, Finanças; 2019/1 - Gestão de resultados e Gestão cultura clima organizacional ; 2019/02 - Gestão de resultados.

Escola beneficiada
evolui no IDEB

Entre as escolas contempladas pelo programa de Pós-Graduação em Gestão Escolar resultante da parceria do Instituto Jama com a ESPM destaca-se a Escola Estadual de Ensino Fundamental Monsenhor Roberto Landell de Moura, que registrou avanço no IDEB dos anos finais entre 2015 e 2017. De acordo com a plataforma de dados e indicadores educacionais QEDU, a Landell de Moura não apenas atingiu a meta estabelecida para a escola ao final de 2017, que era de 4,6 pontos, como também cresceu no índice que mede o aprendizado em Português e Matemática (Prova Brasil) e no fluxo escolar (taxa de aprovação), chegando a 4.9 pontos na aferição.

Confira os resultados da EEEF Landell de Moura em https://www.qedu.org.br/escola/230922-eeef-mons-roberto-landell-de-moura/ideb