Notícias

Parque Germânia receberá novo espaço educativo e comunitário

Fachada do projeto

 

O parque Germânia passará a contar com um novo espaço educativo e comunitário que inclui uma biblioteca infanto-juvenil, salas para oficinas e um pequeno auditório para uso da comunidade.

A iniciativa é resultado de um Termo de Permissão de Uso (TPU), firmado entre a Secretaria Municipal do Meio Ambiente, Urbanismo e Sustentabilidade (Smamus) e a Associação de Amigos do Jardim Europa, adotante do parque, em parceria com o Instituto Jama.

O projeto prevê a instalação de uma biblioteca comunitária no prédio da sede administrativa do parque, promovendo reciclagem de uso do espaço e passará a ser a também a sede da Associação de Amigos do Jardim Europa. “O caráter social da proposta ocupa um papel fundamental para o êxito do projeto, funcionando como forte ponto de atratividade de visitação e fomentando a circulação e a permanência de pessoas no parque, o que aumenta também a segurança”, afirma o secretário da Smamus, Germano Bremm.

A reforma iniciou na semana passada e a conclusão está prevista para o próximo mês de outubro. Na instalação serão utilizados painéis ripados de madeira ecológica, haverá jardim vertical em paredes verdes, e ainda a criação de deck e cobertura para ampliação de uso externo, entre outras intervenções. As obras serão fiscalizadas pela equipe técnica da Smamus juntamente com os executivos da Maiojama conforme o projeto arquitetônico de Tatiana Weihmann.

Com a instalação deste equipamento, serão oferecidas atividades orientadas à comunidade fundamentadas em um projeto pedagógico com supervisão da Escola São Judas. “Poderemos atender estudantes das 14 escolas públicas mapeadas inicialmente na região, que alcança cerca de 11 mil alunos, os quais serão convidados a participar da programação do espaço conforme o avanço do projeto” ressalta Adriana Lanzarini, executiva responsável pelo projeto no Instituto Jama, que complementa “a conscientização das práticas de sustentabilidade e de respeito pela natureza são os pilares de uma educação voltada à valorização da cidadania, que deu origem ao escopo deste trabalho e que está em sinergia com o Desenvolvimento Comunitário, um dos eixos de atuação do Instituto Jama.