Notícias

“O exemplo arrasta as pessoas”

Rudimar no web estúdio

 

 

Desde que iniciou na Educação Infantil, Rudimar Gomes, atual diretor da EMEI (Escola Municipal de Educação Infantil) Rita Sirotsky, em Passo Fundo, tem como motivação profissional e pessoal aplicar o propósito da educação como agente transformador de vidas. Sua história pessoal é marcada profundamente por este princípio, uma vez que foi a sua dedicação aos estudos que o levou a ascender socialmente.

Rudimar contou que desde criança o seu pai o incentivou a investir na educação, e lembra da frase: “se tiveres que escolher entre comprar uma roupa ou um livro, escolha sempre o livro, porque o livro pode nos levar a lugares que nunca imaginamos ir”. E assim o fez, hoje já está no seu segundo mestrado, na quinta graduação e na 19.º especialização, além de cumprir com as funções de diretor da escola desde 2019. O que para ele faz parte de um projeto de vida mais amplo do que a sua carreira profissional, pois ao aceitar concorrer para compor a equipe diretiva, Rudimar, já estava comprometido em transformar a realidade da comunidade escolar e isso significa envolvimento em ações para além da sala de aula.

Uma das mais recentes iniciativas de Rudimar e de seu grupo de professores foi a criação de um formato diferenciado de aula para educação infantil na época da pandemia. Mesmo com as escolas fechadas na maior parte do tempo, ou funcionando de modo híbrido, as crianças da escola Rita Sirotsky puderam acessar conteúdos de forma digital a partir de perfis no Facebook e no Youtube, no qual os professores promoviam atividades lúdicas com o objetivo de não perder o vínculo com os alunos, que têm de 3 a 6 anos de idade. Nesta faixa-etária um dos grandes prejuízos de aprendizagem está relacionado à interação social. Atraindo os alunos com o uso de fantoches, os professores conseguiram adesão de cerca de 97% dos alunos através do meio virtual e tiveram, inclusive, alcance em outros estados brasileiros.

O sucesso foi tanto, que a escola recebeu investimento para a construção de um estúdio web, que acabou tornando-se destaque nas atividades complementares da escola, incluindo ainda uma horta mantida pela comunidade vizinha da escola, que segundo Rudimar faz toda a diferença para as crianças pequenas entenderem a importância da sustentabilidade.

Quando conversamos com Rudimar ficamos encantados com o seu entusiasmo e com a sua força, reforçamos nossa crença de que realmente são as pessoas que o têm o poder de mudar o mundo, agindo localmente em suas comunidades. A educação é fundamental para criar nas crianças estes sentimentos de coletividade e de pertencimento capazes de transformar realidades. Obrigada, Rudimar, que o seu exemplo continue arrastando pessoas, como você mesmo diz.