Notícias

LETRAMENTO FORMA NOVA TURMA

Aula de Letramento em Tamandaré do Sul

 

Numa transmissão online que conectou alunos, pais, professores, coordenadores, representantes de ONGs e secretarias de Educação de 19 municípios do Estado, a Fundação Imed promoveu no último dia 5 de novembro a formatura de mais uma turma do programa Letramento em Programação. Focada na educação integral através do pensamento computacional, a edição de 2021 atendeu cerca de 2 mil estudantes do ensino fundamental. Como ocorre deste 2016 no Rio Grande do Sul, foi desenvolvida em parceria com o Instituto Ayrton, com apoio financeiro do Instituto Jama.


- Consideramos essencial o entendimento do novo mundo digital, de suas demandas e de suas possibilidades. É um prazer para nós contribuir na área da educação e ver que vocês estão se qualificando para conviver com este novo mundo – saudou por vídeo o diretor-presidente do Instituto Jama, Jayme Sirotsky.


A cerimônia de encerramento foi coordenada pelos professores Amilton Martins, líder do InovaEDu – Laboratório de Ciência e Inovação para a Educação e coordenador do Núcleo Norte Gaúcho, e Irani Roani, articuladora do programa. Além deles, um grupo de 90 professores, coordenadores e monitores atuou para, através do pensamento computacional, desenvolver habilidades como criatividade, capacidade de resolução de problemas complexos e empreendedorismo. A meta para o próximo ano, revelada pelo professor Amilton Martins, é ampliar o núcleo gaúcho do Letramento em Programação para 30 municípios do Estado.


Também partiparam do evento a presidente da Fundação IMED, Márcia Rodrigues Capellari, e a diretora do Instituto Ayrton Senna, Bárbara Menezes. Os alunos formados receberão certificados da IMED e a medalha Tech Oscar.


- Mais do que nunca, esse programa esteve totalmente alinhado com as necessidades impostas pela pandemia, pois a programação é uma ferramenta extremamente útil para professores e alunos em tempos de ensino online, híbrido e mesmo presencial – reconhece a coordenadora executiva do Instituto Jama, Adriana Lanzarini.