Notícias

LETRAMENTO EM PROGRAMAÇÃO, JANELA PARA O MUNDO DIGITAL

Letramento em Programação será ampliado em 2021

 

Com a realização do evento denominado Tech Oscar Sul, a Fundação IMED, em parceria com o Instituto Ayrton Senna e com o apoio do Instituto Jama, encerrou na última sexta-feira (4/12) mais uma etapa do programa Letramento em Programação, que capacita professores da rede pública do Norte gaúcho para a prática do pensamento computacional. Mesmo com a transformação do ensino presencial em remoto, forçada pela pandemia, a Imed e seu Laboratório de Ciência e Inovação para a Educação (INOVAEDU) conseguiram formar professores multiplicadores e levar os conteúdos a 789 estudantes de escolas públicas de sete municípios: Coxilha, Ernestina, Lagoa Vermelha, Passo Fundo, Sananduva, São João da Urtiga e Sertão.

Link da formatura:  https://youtu.be/VK7DQtRtgRg


O programa executado no Norte Gaúcho também ganhou dimensão nacional e internacional, com o surgimento do EduConecta21, uma rede de Educadores para Educadores, que já congrega mais de 4 mil professores do Brasil e do Exterior. No próximo ano, as atividades abrangerão 20 municípios, inclusive Porto Alegre, formando-se o Núcleo Gaúcho do Letramento em Programação.


O apoio do Instituto Jama a esta iniciativa que reúne educação integral e desenvolvimento do pensamento computacional foi reafirmado por seu diretor-presidente, Jayme Sirotsky, num vídeo enviado para o Tech Oscar Sul:


- Este programa é um avanço fantástico para os jovens. Com a pandemia, torna-se ainda mais importante, pois representa uma janela para o mundo novo digital. É um orgulho para o Instituto Jama estar junto com a Fundação Imed e o Instituto Ayrton Senna neste trabalho.