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Lançamento do LetProg em quatro pólos regionais

Alunos e professoras da Escola Antônio Laureano da Cunha Filho, do município de Santo Antônio da Patrulha.

 

Em 2024 o programa LetProg (Letramento e Programação) está sendo oferecido em quatro pólos regionais do Rio Grande do Sul: Ijuí, Santa Maria, Passo Fundo e Porto Alegre. São em torno de 30 instituições que já estão começando a rodar o programa que tem a previsão de alcançar 10 mil alunos até o final deste ano.

Desde 2020, o LetProg, operacionalizado no RS pelo Grupo Atitus, aplica uma metodologia própria de aprendizagem, desenvolvida pelo Instituto Ayrton Senna, com o objetivo de qualificar a educação integral através de atividades que desenvolvam o pensamento computacional meio de práticas de programação de computadores, com foco em estudantes de escolas públicas de ensino fundamental.

Atualmente algumas escolas estão inserindo o programa na sua base curricular e portanto, as aulas que antes aconteciam no contra-turno de modo complementar passam a ser da grade de disciplinas, favorecendo assim a expansão e o fortalecimento dos conteúdos para os estudantes.

Na primeira fase do LetProg, antes de oferecer o curso aos alunos, os professores recebem formação específica para o desenvolvimento das atividades e recebem certificação. De acordo com a professora Irani Raoni, que está acompanhando o programa desde o início, a receptividade dos professores à formação é ainda mais incentivada a cada formatura, pois os próprios professores certificados do Programa acabam influenciando outros professores na busca pela formação, num movimento contínuo que comprova a necessidade desta atualização curricular.

Pensando em melhorias contínuas, o Instituto Jama recomendou uma avaliação diagnóstica do LetProg a fim de verificar os seus indicadores a partir de uma pesquisa sobre perfil de professores e de alunos e, também, uma pesquisa de mensuração sobre os resultados de aprendizagem do Programa de Pensamento Computacional (aplicada aos estudantes), baseada em quatro pilares: abstração, decomposição, reconhecimento de padrões e algoritmos. Um dos principais achados foi que o pensamento computacional apresentou um aumento de 8,95% na média geral dos alunos (considerando que o escore vai de 0 a 20, em termos percentuais), o que representa um significativo resultado, ainda mais por se tratar de estudantes do ensino fundamental, e que próximo aos 20% estariam os universitários da área de Computação.