Notícias

INVESTIMENTO NA GESTÃO ESCOLAR

Munaro, Mozart Neves e Raquel Teixeira

 

Atuando desde 2010 em parceria com a ESPM-Poa para qualificar gestores de escolas públicas, o Instituto Jama vê como extremamente promissora a iniciativa da Secretaria Estadual da Educação (Seduc/RS) de implantar o seu Curso de Formação de Gestores Escolares para todos os diretores e vice-diretores eleitos no final do ano passado.


Na aula inaugural realizada no dia 15 de dezembro passado, com a participação remota de palestrantes ilustres como Mozart Ramos Neves, diretor do Instituto Ayrton Senna e membro do Conselho Nacional de Educação, e Emilio Munaro, CEO da consultoria Global Me e vice-presidente de Relações Institucionais da Associação Nacional de Educação Básica Híbrida (ANEBHI), a secretária Raquel Teixeira deixou claro que gestores qualificados viabilizam a missão transformadora da escola:


- Nada tem impacto tão transformador na vida dos alunos, da sociedade e do mundo do que a escola pública. Dentro deste cenário, o diretor tem, absolutamente, um papel essencial de liderar a mudança, de criar um clima de mudança, de incentivar os alunos e os professores para a inovação, para a melhoria, para o avanço e para a prosperidade educacional.


Mozart Ramos Neves acrescentou que a profissionalização da gestão escolar, a formação continuada e a interdisciplinaridade das áreas do conhecimento são desafios para implementação da nova Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Emílio Munaro disse que a Covid-19 foi um acelerador do futuro e que o trabalho remoto, a educação híbrida, a educação à distância, a telemedicina e uma série de outras inovações foram ampliadas e aceleradas com a chegada da pandemia.


O curso de capacitação promovido pela Seduc terá 360 horas e se estenderá até 2023, dividido em quatro grandes dimensões: político-institucional, pedagógica, administrativo-financeiro e pessoal-relacional.


O vídeo da aula inaugural pode ser visto no endereço https://youtu.be/8x51qkMDv4M.