Notícias

Inicia a monitoria para bolsistas 2022

II Encontro de Bolsistas 2022

 

O segundo encontro, presencial, de bolsistas Primeira Chance/Instituto Jama, deste ano, aconteceu no último sábado no Instituto Ling. Os estudantes tiveram o primeiro contato com a psicóloga Ana Fleck, que apresentou o seu programa de mentoria especialmente criado para eles, o qual será compartilhado em 4 datas ao longo do segundo semestre.


Conforme, explicou Ana, a mentoria tem como objetivo possibilitar o autoconhecimento e a reflexão crítica que auxiliem aos jovens a perceber seu papel no processo de desenvolvimento pessoal e acadêmico.
Durante os encontros, os alunos são convidados a realizar atividades que envolvem competências emocionais e trabalham em equipes. Ao final do processo de mentoria, os estudantes são capazes de reconhecer seu papel na gestão de suas carreiras e projetos de vida.


Já no primeiro encontro pudemos acompanhar o quão importante é para os estudantes este tipo de trabalho que faz refletir sobre a vida de modo abrangente ao acessar medos e criar estratégias para superação em busca da realização de sonhos.
Sobretudo nesta faixa- etária, de 13 a 15 anos, as transformações biológicas e culturais fazem parte do dia a dia e há muita inquietação sobre o futuro, a monitoria visa auxiliar neste processo ao oferecer exercícios que conectem cada um dos jovens aos seus talentos e suas potencialidades e os tranquilizam a fim de que as escolhas sejam mais assertivas.


“Quando idealizamos este programa, sabíamos que o acompanhamento de monitoria poderia trazer insights e apoio aos nossos bolsistas”, diz Adriana Lanzarini, que participou do primeiro encontro e foi quem convidou a profissional Ana Fleck, para a condução deste trabalho, devido principalmente a sua reconhecida experiência com jovens universitários.