Notícias

(In)Fluência Digital: nova formação docente oferecida para a rede pública municipal e estadual

Encontro presencial curso (In)Fluência Digital no Instituto Calábria

 

No dia 23 de maio aconteceu o lançamento do curso (In)Fluência Digital dirigido aos professores da rede pública de ensino do Rio Grande do Sul. Em parceria com as secretarias de educação, municipal de Porto Alegre e estadual do RS, o Instituto Jama e a edu tech, Enter, apostam na nova formação de professores que tem como principais objetivos atualizar e preparar os professores para o momento de transição comportamental que chegou às salas de aula com o avanço das tecnologias digitais.

O programa oferecerá o total de 108 horas de aula, na modalidade online e também contará com encontros presenciais. A criação do curso deve-se ao entendimento de que o professor precisa mais do que nunca, estar preparado para o contexto de transformação digital a partir de uma visão completa que inclui experiências em pensamento computacional através de uma abordagem prática e acessível conectada às principais plataformas e formatos utilizados atualmente na área da educação.

Para Bruno Bittencourt, gestor da Enter, "esse curso é uma oportunidade para que os professores aprendam novas tecnologias, experimentem metodologias de ensino diferenciadas e interajam com professores de outras redes", o que contribui para o aperfeiçoamento da coletividade dos professores e, consequentemente, gerando maior interesse dos mesmos pela formação.

A criação deste curso parte de uma resolução do Instituto Jama, de continuar investindo na formação dos professores, o que ocorre desde a sua fundação há 13 anos, e está atrelado ao caminho atual de projetos incentivados pelo Instituto os quais têm procurado aliar tecnologias para ampliação de resultados positivos na educação. Adriana Lanzarini, diretora executiva do Jama, está confiante na boa receptividade que o cursos terá pelos professores e comenta que o nome escolhido, (In)Fluência Digital, remete diretamente ao termo influencer, pela representatividade do professor na sala de aula e na sociedade como um todo, "afinal, quem mais pode mudar a vida de uma criança ou de um jovem, como um professor?!”.