Notícias

Histórias inspiradoras da pandemia

Videoconferência reuniu estudantes

 

Com a participação do Instituto Jama por sua consultora executiva Janaína Audino, o Centro de Gestão e Inovação e o Departamento Pedagógico da Secretaria Estadual da Educação promoveram nos dias 20 e 21 de outubro a primeira etapa do projeto “Histórias pra Contar”, um compartilhamento de experiências de estudantes de escolas públicas sobre o ensino remoto durante a pandemia da Covid-19.


Transmitido pelo canal do Youtube TV Seduc RS, o evento teve grande audiência de professores e alunos de todas as regiões do Estado. Em resposta ao questionamento “O que aprendemos em 2020?”, apresentado pelo mediador e especialista em Inovação Márcio Machado, os jovens deram depoimentos emocionantes e inspiradores sobre o aprendizado online desde que as aulas presenciais foram suspensas, com ênfase na solidariedade e na cooperação.


- Nunca estivemos tão unidos, mesmo não estando juntos – resumiu Amábile Oliveira da Silva, de 14 anos, aluna do 9º ano da Escola Estadual de Ensino Médio Arthur da Costa e Silva, de Capivari do Sul.


Além de Amábile, participante dos debates os estudantes Mariana Mota e Thiago Brasil, de Mostardas; Dyuliana Santos, de Santo Antônio da Patrulha, Gustavo Berg e Peterson Henrique Magnus, de Três Cachoeiras; Vitória da Costa Fonseca, de Tavares; Thaís da Rocha Brehm, de Três Forquilhas, e Ana Clara da Cunha Francisco, de Osório.


Depois de apresentarem relatos autênticos e minuciosos sobre experiências individuais, dificuldades tecnológicas e adaptação ao aprendizado remoto, os estudantes fizeram questão de reconhecer o empenho de professores e professoras que vêm se esforçando muito para ensinar, muitos deles tendo que fazer uso de ferramentas que até então desconheciam. Neste sentido, a parceria entre estudantes e professores fortaleceu-se bastante neste período, principalmente porque os jovens estão assumindo um papel mais ativo no próprio aprendizado, como destacou no encerramento do segundo dia do evento a mediadora convidada Janaína Audino:


- Vocês todos demonstram que conquistaram autonomia para aprender de uma forma diferente e que estão se tornando protagonistas da própria vida escolar.


Na sua primeira etapa, o evento que integra o programa Jovem RS Conectado no Futuro, contou com a participação da doutora em Educação pela Unisinos, Janaína Audino, e do doutor e especialista em Inovação, Tecnologia e Sustentabilidade pela UFRGS, Bruno Bittencourt. A segunda etapa, com foco nos professores, ocorrerá nos dias 27 e 29 de outubro.