Notícias

Gomes Carneiro avança no IDEB

Escola da Vila Ipiranga recebe apoio do Instituto Jama

 

Selecionada para receber apoio do Instituto Jama pela boa gestão e por outros indicadores de qualidade no ensino, a Escola Estadual de Educação Básica Gomes Carneiro, de Porto Alegre, registrou avanços em todas as etapas aferidas pelo Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB 2019), recém divulgado pelo Ministério da Educação. No Ensino Médio, que é considerado o maior gargalo da educação no Rio Grande do Sul, a escola do bairro Vila Ipiranga chegou a ultrapassar a média do Estado – embora ambos tenham ficado abaixo da meta projetada pelo MEC.


Os números da Gomes Carneiro não deixam dúvidas sobre sua evolução. Nas séries iniciais (4ª série/ 5º ano), passou da média de 5,3 em 2015 para 6,4 em 2019, sendo que em 2017 o número de alunos participantes no Saeb (Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica) foi insuficiente para a divulgação de resultado; nos anos finais do Ensino Fundamental (8ª série/9º ano) passou de 4,4 em 2015 para 5,1 em 2019. E no Ensino Médio (3º ano avaliado) atingiu a média de 4,4 em 2019, superando a média do Estado que foi de 4,2. A meta proposta era de 5,3 para o ano.


Esses resultados legitimam o investimento que o Instituto Jama pretende fazer até o final do ano para financiar a construção de uma quadra poliesportiva e de uma área de convivência para a comunidade, de acordo com projeto que está sendo elaborado em parceria da Maiojama Empreendimentos Imobiliários.