Notícias

Gestão e liderança educacional no século XXI é tema de formação para professores da escola Gomes Carneiro

Turma reunida na Aldeia Lumiar

 

Gestão e liderança educacional no século XXI é tema de formação para professores da escola Gomes Carneiro

Durante o segundo semestre de 2023 os professores da escola de educação básica Gomes Carneiro, de Porto Alegre, estão participando de uma formação, focada em gestão multifacetada, especialmente criada para suprir suas necessidades, demandas e particularidades.

A ideia deste formato de curso surgiu após um período de trabalho do Instituto Jama, em parceria com o Colégio Israelita, com o objetivo inicial de auxiliar a criação de um planejamento de gestão escolar para a Gomes Carneiro. Logo nas primeiras trocas com o grupo de professores vieram à tona vários aspectos que precisavam ser vistos antes de propriamente iniciar a elaboração do planejamento.

A partir da escuta-ativa e de feedbacks, a equipe de professores do Colégio Israelita Brasileiro, propôs uma formação específica para os docentes da Gomes a fim de prepará- los para a etapa de elaboração do plano de gestão escolar através de um curso focado em atender e responder as questões específicas daquele grupo de professores e, assim tornar, o planejamento uma ferramenta coerente com a sua realidade.

O conteúdo programático do curso foi dividido em 3 módulos: Gestão Educacional: Desafios e Oportunidades no século XXI, Projetos Pedagógicos e Métricas e Indicadores na Gestão Educacional para os quais foram convidados professores com reconhecida expertise nas respectivas áreas. As aulas passaram a ocorrer em locais inspiradores de Porto Alegre sob o ponto de vista pedagógico, como a Aldeia Lumiar, localizada na zona sul de Porto Alegre e que traz uma metodologia inovadora para os profissionais da educação.

"Usar a lente pública para olhar para os desafios da educação contemporânea tem sido uma jornada muito enriquecedora para todos os envolvidos no curso e viabiliza que as ações sejam de fato condizentes com a vivência dos professores da Gomes e promovam um sentimento maior de pertencimento e engajamento da turma de professores e da equipe diretiva da escola ", comenta Marcia Terres, coordenadora do curso e gestora de inovação e desenvolvimento educacional do CIB.

"Isso é muito inspirador, mostra que a proposta do CIB está sendo assertiva" comenta Adriana Lanzarini, executiva do Instituto Jama sobre os retornos positivos que têm tido da diretora do Gomes Carneiro, Susana Sousa, a respeito do crescimento da motivação e da sinergia entre a equipe após o início da formação. "O que acaba implicando na ampliação dos olhares para os projetos pedagógicos da escola, contemplando assim um dos principais objetivos desta modalidade de curso", finaliza Adriana.