Formatura 2022 do Letramento em Programação
Equipe responsável pelo Letramento em Programação 2022
Na última sexta-feira, 4/11, aconteceu a formatura de mais uma turma do total de 8.500 alunos que participaram do projeto Letramento em Programação (LetProg) ao longo de 2022. Este projeto é uma parceria do Instituto Jama com o grupo Atitus Educação e está na sua terceira edição.
Neste ano a formação abrangeu 21 municípios do Rio Grande do Sul e contou com uma equipe de 180 pessoas (professores, coordenadores e monitores).
O objetivo do trabalho é proporcionar uma oportunidade para que os alunos de escolas públicas tenham acesso a uma modalidade de educação integral através das atividades do seu Programa, que são oferecidas no contra-turno, visando o desenvolvimento do pensamento computacional e das competências sócio-emocionais.
De acordo com Irani Roani, coordenadora do projeto, o conteúdo cognitivo do Letramento em Programação capacita aos alunos a busca por soluções de problemas a partir do estímulo de novas maneiras de pensar, preparando-os para os desafios do dia a dia e do seu futuro como profissional. Além de enfatizar sentimentos como empatia e solidariedade tanto nas atividades individuais como em grupos.
A executiva do Instituto Jama, Adriana Lanzarini, esteve presente na solenidade que formou 1000 alunos de escolas públicas da capital, sendo 96 da entidade Santa Rita de Lucca e 15 da ONG Renascer da Esperança, ambas parceiras do Instituto Jama. Adriana comemora o resultado do programa que expandiu as regiões de sua atuação, incialmente concentrada na região norte do RS, e ampliou o número de alunos. “Após dois anos de pandemia, a educação precisa se fortalecer na busca de estratégias de recuperação aprendizado, e o LetProg é uma das inciativas que o Instituto Jama acredita e apoia com muito entusiasmo”.