Notícias

EduConecta21: de educadores para educadores

Mais de 2300 educadores participaram do EduConecta21

 

Professores e gestores educacionais do Norte do Estado que integram o programa Letramento em Programação, resultado de parceria entre a IMED, o Instituto Ayrton Senna e o Instituto Jama, relataram suas experiências de ensino durante a quarentena para outros educadores do país na semana passada. O evento online denominado EduConecta 21, realizado entre os dias 26 e 29 de maio, foi acessado por mais de 2.300 educadores localizados em 342 municípios de 20 Estados e até por interessados de cinco países diferentes.


- Era para ser uma troca de experiências entre os integrantes do programa, mas fomos surpreendidos pela intensa procura – explicou a professora Taíse Telles, articuladora do Letramento em Programação Norte Gaúcho.


A primeira edição do EduConecta21 foi realizada pelo InovaEdu, da Imed, com promoção do ADE Norte Gaúcho, apoio dos institutos Ayrton Senna e Jama e coordenação do professor Amilton Martins, que lidera o InovaEdu, e de Taíse Telles.


Durante os quatro dias de palestras e depoimentos, uma grande rede de educadores foi formada para ouvir e debater práticas de ensino a distância, com ou sem o uso de tecnologia, que professores e gestores tiveram que desenvolver no período de paralisação das aulas presenciais. Tais práticas evidenciaram não apenas a criatividade e o esforço de professores e alunos, mas também um envolvimento maior das famílias no processo de ensino e aprendizagem.


- A rede EduConecta já começou gigante, marcada pela colaboração e pelo compartilhamento de idéias e recursos – celebra a professora Taíse.


No dia 26 de maio, o evento teve a participação dos Google Inovators Daiane Grassi e Eduardo Isaia Filho, que apresentaram inúmeros recursos gratuitos da plataforma Google for Education que podem ser utilizados por gestores e docentes.


No dia 27 de maio, o EduConecta21 teve a participação da consultora executiva do Instituto Jama, Janaína Audino, que atuou como mediadora dos relatos de experiências desenvolvidas nos municípios que fazem parte do Programa Letramento em Programação Norte Gaúcho. Durante esta apresentação, quatro municípios (Tapejara, Tio Hugo, Lagoa Vermelha e Caseiros) compartilharam experiências “desplugadas”,de ensino fora da escola sem o uso de recursos tecnológicos.


No dia 28 de maio, com a mediação do professor Andre Raabe, da Univali (Universidade do Vale do Itajaí, SC), outros quatro municípios integrantes do programa (Camargo, Ernestina, Passo Fundo e Sertão) apresentaram experiências de aprendizagem e gestão com uso das tecnologias de ensino a distância.


No dia 29 de maio, último dia de Relatos de Experiências de Gestão em meio à Pandemia, o representante do Instituto Ayrton Senna, Emílio Munaro, mediou a apresentação dos municípios de Carazinho, Ernestina, Getúlio Vargas e da 7ª Coordenadoria Regional de Educação/RS.


A 2ª edição do EduConecta21 está programada para os dias 25 e 26 de junho, com o tema Educação Integral através do Pensamento Computacional e relatos de experiências dos seis núcleos que fazem parte do Programa Letramento em Programação, do Instituto Ayrton Senna, no Rio Grande do Sul, São Paulo, Minas gerais, Pernambuco, Piauí e Amazonas.