Notícias

Dia da Escola, 15 de março

Fachada do Instituto de Educação General Flores da Cunha, na Avenida Protásio Alves.

 

No dia em que se festeja o Dia da Escola, aproveitamos para celebrar todas as escolas e comunidades escolares que fazem a diferença na vida de milhares de estudantes gaúchos. E para homenagear especialmente uma escola fomos até o Instituto de Educação General Flores da Cunha, localizado em Porto Alegre, que passou por uma reforma estrutural e abriu suas portas novamente para o ano letivo de 2024, após 7 anos de reforma e funcionamento em outras unidades de Porto Alegre.

Fizemos uma visita à diretora Alessandra Lemes da Rosa que nos guiou e apresentou muitas novidades da escola, que já está atendendo mais de 1000 alunos e conta com 100 professores/funcionários.

O prédio do Instituto de Educação (IE), conhecido pela sua imponência e tradição na educação do Rio Grande do Sul completa 155 anos de história em 5 de abril deste ano. O projeto de revitalização da escola inclui ainda um museu que será entregue à população e uma biblioteca de referência na área da educação.

Além disso, o ginásio de esportes e as quadras poliesportivas também estão sendo preparados para uso dos estudantes, uma novidade importante, segundo Alessandra, que vai ampliar as atividades escolares.

Também conhecemos o auditório do IE, que preserva sua história no mobiliário e na sua aura dos anos 1930. O que se percebe em todos os espaços que preservaram a memória de tantos anos dedicados à educação e que, além disso, é referência no curso de formação de professores, o chamado "Normal".

Saímos desta visita cheios de esperança e motivados na continuidade do incentivo às melhorias das escolas, tanto em infraestrutura quanto em aspectos de gestão pedagógica, que realmente impactam positivamente em direção a uma educação de qualidade para todos. Cumprimentos à Secretaria Estadual da Educação do RS por essa iniciativa que vai beneficiar tantos estudantes, suas famílias e fortalece coletivamente a causa da educação.

Vida longa ao IE e a todas as escolas!