Definidas novas escolas para o Programa Letramento em Programação
Em busca da fluência tecnológica
Com o apoio do Instituto Jama, o programa Letramento em Programação, desenvolvido no Rio Grande do Sul desde 2016 pela IMED e pelo Instituto Ayrton Senna, passa a atender mais 20 escolas de sete municípios do Norte do Estado a partir deste ano. As demais instituções participantes do programa são financiadas pela IMED.
A parceria firmada em outubro do ano passado entre o Instituto Jama e a Imed também ajudará a formar mais professores para despertar nos alunos a fluência tecnológica, a criatividade, a resolução de problemas complexos e o empreendedorismo, usando como vetor o pensamento computacional.
O programa é uma das iniciativas que integra o InovaEdu – Laboratório de Ciência e Inovação para Educação -, coordenado pelo professor Amilton Rodrigo de Quadros Martins. Ele observa que “o apoio do Instituto Jama é fundamental para a garantia da qualidade e o crescimento do Letramento em Programação, que futuramente deverá atender também a região metropolitana de Porto Alegre, impactando milhares de jovens da educação básica de escola públicas”.
As 20 escolas selecionadas representam sete municípios da região Norte:
Passo Fundo - EMEF Antonino Xavier, EMEF Benoni Rosado, EMEF Romana Gobbi, EMEF Padre José de Anchieta, EMEF Santo Antônio, EMEF Professora Helena Salton, EMEF São Luiz Gonzaga, EMEF Professor Arno Otto Kiehl, EMEF Zeferino Demétrio Costi e EMEF Coronel Lolico.
Tapejara - EMEF Giocondo Canali e EMEF Leonel de Moura Brizola.
Lagoa Vermelha - EMEF João Protásio da Luz e EMEF Léa Beatriz de Quadros Dolzan.
Getúlio Vargas - EMEF Antonio Zambrzycki e EMEF Pedro Herrerias.
Sananduva - EMEF Eldy Maria Pansera e EMEF Santa Terezinha.
Coxilha - EMEF Pantaleão Thomaz.
Ernestina – EMEF Educarte.