Notícias

CONSELHO DEFINE ESTRATÉGIA PARA 2022

Conselho avaliou ações e novos projetos

 

Em reunião extraordinária de encerramento de ano realizada no dia 2 de dezembro, a executiva do Instituto Jama Adriana Lanzarini, conjutamente com o Presidente do Conselho Jayme Sirotsky e o Conselho Deliberativo, avaliaram as ações desenvolvidas em 2021 e definiram as diretrizes de atuação e os projetos a serem implementados em 2022. Ficou decidido por unanimidade que, além de aumentar significativamente seus investimentos em educação para o próximo ano, o Instituto direcionará sua atuação para três linhas básicas: recuperação da aprendizagem escolar, inserção das escolas no mundo digital e ações de desenvolvimento comunitário.


- Foi um ano de boas iniciativas, avançamos em todas as nossas frentes de projetos. Mas os efeitos da pandemia na educação têm sido muito negativos. Por isso temos novas demandas – enfatizou o presidente do Conselho e diretor-presidente Jayme Sirotsky na abertura do encontro.


O primeiro ponto dessas novas demandas é a recuperação das defasagens educacionais causadas pela pandemia, período em que a interrupção de aulas presenciais provocou perda de conteúdos, evasão de alunos e acentuou as desigualdades, entre as quais a dificuldade de acesso à tecnologia.


Nesse contexto, o Instituto Jama ampliará sua parceria com a Rede Calábria para implementação de uma programa-piloto de recuperação das defasagens em três unidades da Vila Restinga: o CPIJ, com 550 alunos; a Cipriani, com 210 crianças; e a Santa Terezinha, com 210. Os investimentos nos CAMPE’S (Centros de Apoio, Mediação Pedagógica e Escolar) possibilitarão a oferta de infraestrutura tecnológica e a contratação de profissionais qualificados para a recuperação da aprendizagem.


Para acelerar a inserção de escolas no mundo digital, segunda prioridade definida pelo Conselho, o Instituto Jama investirá ainda mais no programa Letramento em Programação, desenvolvido em parceria com o instituto IMED, que em 2022 passará a atingir 90 escolas públicas de 30 municípios do Estado, beneficiando um total de 3.600 estudantes.


No eixo das ações de desenvolvimento comunitário, os investimentos mais imediatos serão direcionados à construção do espaço multiuso e de esportes na Escola Estadual de Educação Básica Gomes Carneiro, já em pleno andamento com o apoio da Maiojama, além da criação de espaço multiuso e biblioteca no Parque Germânia, para atendimento das 14 escolas do entorno.


Todas essas deliberações foram aprovadas na reunião do Conselho Deliberativo do Instituto Jama que contou com a presença e a participação online dos seguintes conselheiros: Antonio Pedro Rodriguez Teixeira, Carlos Klein Zanini, Elaine Axelrud Sirotsky, Luiza Mariano Silla, Marcelo Damasceno Ferreira, Marcelo Sirotsky e Tiago Wallau Kretzmann.