Notícias

Cerimônia emocionante inaugura Centro de Referência Educacional Jama

Equipes integradas na inauguração do Centro de Referência Educacional Jama

 

Uma canção de ninar cantada em ídiche pelo aluno Derec Desconsi, do 3º ano do Ensino Médio, foi o momento de maior emoção da cerimônia de inauguração do Centro de Referência Educacional Jama, da Escola Estadual de Educação Básica Gomes Carneiro, na última quinta-feira (28), sob intensa chuva.


O novo equipamento já cumpriu a sua finalidade no primeiro dia de funcionamento: abrigou do mau tempo, com conforto e segurança, alunos, professores, representantes da comunidade escolar, convidados e autoridades que prestigiaram o evento, entre as quais a secretária estadual de Educação Raquel Teixeira e integrantes da diretoria do Colégio Israelita Brasileiro (CIB).


A canção foi uma homenagem da escola ao diretor-presidente do Instituto Jama, Jayme Sirotsky, responsável pelas novas instalações. É uma versão da cantiga popular Oyfn Pripetchik (Junto ao Fogo, na tradução livre para o português), escrita em Kiev, na Ucrânia em 1900, de autoria do compositor Mark Warshavsky. Jayme registrou em seu livro A Chama dos Sonhos que era a canção de ninar preferida de sua mãe.


Ao escolha desta forma emotiva de homenagem foi uma decisão conjunta da executiva do Instituto Jama, Adriana Lanzarini, e da diretora da Escola Gomes Carneiro, Susana Silva de Souza, que se esmerou com sua diretoria para organizar uma celebração com vários talentos da comunidade escolar, entre os quais a banda marcial, apresentações de dança e de ginástica.


O Centro de Referência Educacional Jama, um pavilhão multiuso que inclui quadra esportiva, sala para atividades de grupos, vestiários, banheiros, cozinha e mais um espaço de convivência, simboliza uma bem-sucedida parceria entre o poder público e a iniciativa privada, destacada em seu pronunciamento pela secretária Raquel Teixeira.

 

O trabalho do Instituto Jama, realizado na Gomes Carneiro, inclui o projeto pedagógico de melhoria estrutural nas escolas alinhado à formação de gestão escolar e desenvolvimento de lideranças, que já faz parte do escopo de atuação do Instituto há vários anos em diferentes entidades educacionais.

 

O Centro de Referência da Gomes Carneiro será administrado pela escola, mas ficará à disposição da comunidade local. Ao final da cerimônia de inauguração, satisfeito com o resultado do investimento, Jayme Sirotsky reconheceu:
- Foi tudo muito bonito e emocionante, mas o mais importante é que os estudantes e a educação serão os grandes beneficiados.