Notícias

Bolsistas em ação 2023

Bolsitas e equipes em frente à Casa de Cultura Mario Quintana

 

Os novos bolsistas selecionados pelo Instituto Jama em parceria com o Programa Primeira Chance, foram recebidos, em fevereiro, no Espaço Bio Germânia, localizado no Parque Germânia, zona norte de Porto Alegre.

A acolhida aos dez estudantes e suas famílias aconteceu com as presenças da executiva Adriana Lanzarini, do Instituto Jama, que apresentou a concepção geral do projeto e sua história desde o surgimento do Instituto, logo após contou com a explicação de Glaucia Kuentzer, assistente do Instituto, sobre o funcionamento das bolsas, as atribuições dos bolsistas e finalizou com a fala da psicóloga Ana Fleck.

Ana é responsável pelo programa de mentoria, oferecido aos estudantes, que a partir do segundo ano do ensino médio começam a receber monitoria individualizada com o objetivo de desenvolver exercícios de auto-conhecimento, fator chave para tomada de decisões pessoais e profissionais

Foi uma excelente oportunidade para conhecer os novos alunos que passam a frequentar os colégios Israelita Brasileiro e Farroupilha, parceiros do projeto em Porto Alegre.

Com a chegada dos dez novos alunos, o Programa Primeira Chance/Instituto Jama chega ao total de 22 bolsistas em 2023, considerando os demais bolsistas que continuam no Programa de anos anteriores.

Logo no início de março, todos estudantes do Instituto Jama/Primeira Chance foram convidados para o I Encontro de Bolsistas 2023. Incluindo os novos e os de anos anteriores, que tiveram uma manhã de programação diferenciada na Casa de Cultura Mario Quintana, no centro de Porto Alegre. Os estudantes foram recepcionados pelo pessoal do Instituto Jama na Casa de Cultura, onde inicialmente tiveram um bate-papo com Ana Fleck sobre as expectativas para o ano letivo que está começando e o melhor modo de se preparar para os desafios que estão por vir.

"Foi uma manhã muito produtiva e inspiradora", diz Adriana Lanzarini, que esteve com os alunos na visita guiada que a Casa de Cultura Mario Quintana ofereceu. "Além de confraternizarmos com os novos e antigos bolsistas e explicarmos sobre as combinações do Programa, agregamos um passeio cultural que motivou ainda mais os estudantes, e acabou proporcionando momento educativo que une arte, história e literatura, importantes para a formação de qualquer indivíduo. Ao longo do ano faremos mais encontros como este em locais inspiradores da nossa cidade", conclui Adriana.