Notícias

Bolsista do Primeira Chance planeja viajar a Marte

As medalhas de Maria Helena

Não duvide de Maria Helena Nunes Ribeiro. A adolescente de Águas Mornas, SC, bolsista do Programa Primeira Chance com o apoio do Instituto Jama, é uma colecionadora de medalhas de olimpíadas estudantis, especialmente nas áreas em que mais se destaca: Matemática, Astronomia e Astronáutica. Estudante do 9º ano do Ensino Fundamental no Colégio Bom Jesus Coração de Jesus e do 1º ano do Texas Tech University High School Bom Jesus (apoiada pela empresa gaúcha Poatek), ela manteve em 2019 um desempenho extraordinário nas múltiplas atividades que desempenha aos 15 anos: ganhou duas medalhas de ouro e uma de bronze, em competições nacionais e internacionais. Tudo isso sem uma só nota abaixo de 9 nas onze disciplinas da última série do Ensino Fundamental. Neste ano de 2020, começa o Ensino Médio no Colégio Catarinense, em Florianópolis, já pensando bem adiante.
- Seu plano é cursar Engenharia Aeroespacial – conta a mãe Patrícia, que acompanha a filha numa exaustiva rotina diária de estudos.
Ela acorda antes da 5h e trata dos animais domésticos – os cães Gaia e Sêneca, as galinhas Chiquinha Gonzaga, Edith Piaf, Anita Garibaldi e Ami Winehouse, o coelho Marrone e os pássaros de rua – antes de sair para a escola, em Florianópolis. Segundo a mãe, Maria Helena conhece as diversas espécies de pássaros que alimenta e também ajuda a cuidar do minhocário na propriedade da família, que também tem horta e árvores frutíferas. Além disso, a menina ainda se envolve com outras atividades fora da escola: estuda e toca flauta transversal na Escola de Música Maestro Luiz Fernando da Costa e participa da liturgia na Igreja Sagrado Coração de Jesus, em Águas Mornas.
Em 2019, além do êxito escolar como bolsista do Primeira Chance, acrescentou mais três medalhas na sua já extensa coleção de conquistas: ouro na Olimpíada Canguru de Matemática Brasil, a maior competição internacional de Matemática do mundo; ouro na XXI Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica, promovida pela Agência Espacial Brasileira e pela Sociedade Astronômica Brasileira; e bronze na XIII Mostra Brasileira de Foguetes, promovida pelas mesmas entidades.
- Maria Helena é uma menina meiga e determinada e seu desempenho acadêmico foi percebido já no processo seletivo -, conta Janaina Audino, consultora executiva do Instituto Jama.
Os trechos iniciais da redação da bolsista davam indícios de um perfil diferenciado. Em resposta ao título desafiador da sua redação, “Qual caminho escolher?, ela escreveu: “Meu livro favorito é O Pequeno Príncipe e meu sonho é ser astronauta ou piloto da aeronáutica. Penso que a frase que define a minha vocação é: só o céu é o limite”.
E não se trata apenas de ficção. Um dos ídolos da estudante é o bilionário Elon Musk, que está investindo parte de sua fortuna na preparação da primeira viagem tripulada ao planeta Marte. Maria Helena planeja estar nessa nave. Quem ousa duvidar?