Notícias

AVALIAR PARA QUALIFICAR

Avaliação ajuda a qualificar o ensino

 

No momento em que a Secretaria de Educação do Estado (Seduc/RS) começa a aplicar as provas do Saeb 2021 nas escolas gaúchas, o Instituto Jama renova sua crença na avaliação diagnóstica como instrumento de qualificação do ensino e, na atual edição, também como termômetro do impacto da pandemia no aprendizado.


Programadas para o período que vai de 16 de novembro a 10 de dezembro no Estado, as provas do Sistema de Avaliação da Educação Básica avaliam conhecimento em Língua Portuguesa, Matemática, Ciências Humanas e Ciências da Natureza. Os resultados, juntamente com os dados do fluxo escolar, formam o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), indicador da qualidade do aprendizado nacional e da formulação de políticas públicas para a melhoria do ensino.


Em termos nacionais, o Saeb atingirá este ano 70 mil escolas de 5.570 municípios. Nas escolas públicas com mais de dez alunos, a avaliação envolve turmas de 5º e 9º anos do Ensino Fundamental e de 3ª e 4ª séries do Ensino Médio. Também serão aplicadas provas de Língua Portuguesa e Matemática para o 2ºano do Ensino Fundamental. A estimativa do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), que organiza e aplica as provas, é de participação de 6 milhões de alunos.