Notícias

AS SEMENTES DA GESTÃO AMBIENTAL

Hortas da Padre Pedrollo e da Eni Medeiros

 

O Instituto Jama acredita que a boa gestão do meio ambiente começa pela educação infantil. Por isso, direciona parte dos seus investimentos para a construção e manutenção de hortas comunitárias escolares, que servem de laboratório para as crianças aprenderem sobre ecologia e ainda contribuem com verduras e hortaliças saudáveis para a merenda escolar.


É o que ocorre atualmente em duas instituições da Rede Calábria de Porto Alegre, as Escolas de Educação Infantil Eni Medeiros, no bairro Jardim Carvalho, e Padre Pedrollo, no bairro Partenon. A experiência começou em 2020 na Eni Medeiros e obteve resultados tão promissores que foi estendida este ano para a Padre Pedrollo.


Nos primeiros meses de pandemia, quando as escolas suspenderam as atividades presenciais, a horta da Eni Medeiros continuou sendo cuidada pelos gestores. Na Padre Pedrollo, a horta foi concluída em abril. Agora, com o retorno das crianças às aulas presenciais, voltam a ser utilizadas como recurso pedagógico, como explica a coordenadora geral da educação infantil Karine Santos:


- Com as hortas escolares conseguimos trabalhar desde a primeira infância a importância de uma alimentação saudável e da preservação de recursos ambientais para a produção sustentável de alimentos, além disso, fortalecemos a relação da escola com a comunidade através das feirinhas e o auxílio da manutenção da mesma.


Assim, durante a Semana do Meio Ambiente entre os dias 5 e 9 deste mês de junho, os alunos dessas escolas voltaram a receber aulas práticas de interação com a terra e de produção orgânica, passos iniciais para a formação de uma consciência ambiental. Ainda que pareça pouco significativo, são pequenas sementes que estão sendo plantadas para a construção de um planeta mais protegido por seus habitantes.