Notícias

Aprovados principais projetos para 2021

Educação volta a ser o foco principal

 

Passado o período em que direcionou seus investimentos para a ajuda emergencial às vítimas da pandemia na forma de doações de cestas básicas às comunidades mais vulneráveis, o Instituto Jama retoma a sua linha institucional de investir prioritariamente em educação. Com este propósito, a diretoria executiva acaba de autorizar a execução dos projetos programados para 2021, todos previamente aprovados pelo Conselho Deliberativo. Os trabalhos serão conduzidos pela gestora-executiva Adriana Lanzarini, em conjunto e com o apoio administrativo de Henrique Nunes.


GESTORES
Principal projeto no eixo de Gestão Escolar, a formação de gestores de escolas públicas em parceria com a ESPM Porto Alegre já tem definido o seu calendário de módulos para iniciar no dia 3 de março. Participarão 40 diretores e professores indicados pela Secretaria Municipal de Educação de Porto Alegre (Smed-Poa). Nesta mesma área, o Instituto Jama e a Unisinos oferecerão um curso remoto de Habilidades Gerenciais, que ainda está sendo formatado.


BOLSISTAS
Na área de Bolsas de Estudo, o principal foco de investimentos continua sendo o programa Primeira Chance, parceria com a ONG Primeira Chance de Fortaleza. A novidade deste ano é a ampliação do número de bolsas concedidas a alunos do 9º ano do Ensino Fundamental e também do Ensino Médio de escolas públicas que poderão complementar seus estudos em instituições privadas. Com a parceria do Instituto Israelita, quatro novas bolsas serão concedidas em Porto Alegre e o processo de seleção já está em fase final.


TECNOLOGIA
No eixo Tecnologia e Inovação, o programa Letramento em Programação, desenvolvido em parceria com a Fundação Imed e Fundação Ayrton Senna, será ampliado do Norte do Estado para Porto Alegre, com a inserção de mais 40 escolas no projeto. Já a parceria com o Instituto Lumiar em 2021 pretende ampliar os investimentos na Escola Modelo Aldeia Lumiar, no bairro Tristeza.


COMUNIDADES
Por fim, as ações do eixo Desenvolvimento Comunitário atenderão inicialmente demandas sociais já em andamento no Centro de Educação Profissional São João Calábria, no Colégio Estadual Piratini e na Escola Estadual de Educação Básica Gomes Carneiro, entre outros. Como novidade, o Instituto iniciará uma nova parceria com a plataforma de desenvolvimento social Gerando Falcões, de São Paulo, que atua com estratégia de rede nas favelas e periferias, implementando projetos de educação, qualificação profissional, esporte e lazer.