Apresentação de resultados do Projeto Impulso Criativo da Rede Calábria
Salas de aula do Projeto Impulso Criativo
O ano de 2022 foi desafiador para todos, inclusive educadores e estudantes, que precisaram se reinventar com a pandemia. Novas metodologias devem ser desenvolvidas para dar conta do prejuízo cognitivo e emocional que atingiu o mundo inteiro, mas que teve um efeito ainda mais avassalador nas comunidades vulneráveis, onde ficar sem escola significa, muitas vezes, também não ter acesso à refeição de qualidade e ao cuidado profissional.
O Instituto Jama ciente da carência da educação, atua há 11 anos no apoio a projetos que visem qualificar o setor, e há 2 anos tem uma parceria com a Rede Calábria em um projeto chamado Campes, o qual atende cerca de 1000 crianças no turno inverso da escola para o reforço das tarefas educacionais. O trabalho da equipe de profissionais da Rede Calábria inclui educadores, monitores e psicólogos.
Em 2022 o projeto ampliou sua atuação ao oferecer aos alunos suporte tecnológico e uma metodologia própria como recurso para que a recuperação de conteúdos pudesse ser ainda mais eficiente ao oferecer acompanhamento individual a partir de trilhas de conhecimentos criadas pela equipe responsável. O Projeto chamado Impulso Criativo acontece semanalmente nos Laboratórios Digitais de Aprendizagem das unidades da Rede Calábria, no bairro Restinga, em Porto Alegre.
Na última semana de novembro, fomos fazer uma visita no bairro Restinga e ficamos muito satisfeitos com os resultados finais apresentados pela equipe. Conforme o relatório, 59% das crianças atingiram as metas estabelecidas e 41% demonstraram evolução no seu processo de aprendizagem. Debatemos ainda sobre a necessidade de reavaliação da escolha da ferramenta digital, devido às suas limitações e, convidamos o gestor do Campus Caldeira, Felipe Amaral, para estar conosco nesta visita, uma vez que o Instituto Caldeira é um ecossistema de inovação que abriga uma série de empresas e startups de tecnologia voltadas para Educação (Editechs).
“Acreditamos que a conexão entre parceiros do Instituto Jama, cada um com sua área de conhecimento, possa alavancar resultados para o projeto”, comenta Jayme Sirotsky entusiasmado com a evolução dos resultados obtidos desde junho até o momento. Aproveitamos a visita para conhecer algumas turmas do projeto e ficamos agradecidos com a recepção através da inda apresentação artística dos estudantes na chegada à unidade.