Notícias

APOIO ÀS CRIANÇAS DO LAR ANNE FRANK

Dora Piltcher, presidente da Ecibras

 

“A ajuda do Instituto Jama chegou na hora certa!”, celebrou aliviada a senhora Dora Piltcher, presidente da Entidade Comunitária Israelita Brasileira (Ecibras), mantenedora do Lar da Criança Anne Frank, que oferece educação e assistência social a cerca de 70 crianças da Vila Jardim Universitário, em Viamão.


O repasse de recursos à instituição, feito na última semana de março, foi fundamental para cobrir as despesas com pessoal e com a aquisição de equipamentos de proteção individual para o trabalho de docentes e funcionários na distribuição de merenda e na preparação para o retorno das aulas presenciais.


Neste período de pandemia, a escola continuou operando de forma remota para não interromper o contato com os alunos e suas famílias. Manteve, inclusive, a operação de distribuição de cestas básicas em parceria com a prefeitura de Viamão.


Fundada em 1982, a escola-lar oferece creche, pré-escola, alimentação, atividades culturais e esportivas para meninos e meninas entre 3 e 6 anos, filhos de trabalhadores e famílias em situação de vulnerabilidade social da região.
- Fazemos um trabalho voluntário que nos orgulha e emociona – conta Dora Piltcher, relatando dois exemplos de retorno emocional.


Recentemente, a escola precisou instalar ventiladores de teto nas salas de aula. Depois de fazer o serviço, o instalador contratado lembrou que havia sido acolhido pela instituição quando criança e não quis cobrar nada pelo trabalho.


Em outra situação, um casal porto-alegrense estava almoçando num restaurante de Miami, nos Estados Unidos, quando o garçom o identificou como gaúchos e fez questão de contar que também era do Rio Grande do Sul e que só estava lá, construindo uma vida produtiva, graças à assistência que recebera na infância no Lar Anne Frank.


- São coisas como essas que nos motivam – afirma a presidente da Ecibras, Dora Piltcher.