Notícias

AJUDANDO A RENASCER

Estudantes de 6 a 8 anos que participam do Programa Estudar.

 

Consciente do agravamento da defasagem escolar na rede pública devido à pandemia, o Instituto Jama renovou sua parceria com a ONG Renascer da Esperança, que oferece aulas de reforço em Português e Matemática para crianças e adolescentes do Bairro Restinga, na Zona Sul de Porto Alegre. O apoio do Instituto concentra-se no Programa Estudar, coordenado pela professora Melina, pelo qual os estudantes recebem aulas de Língua Portuguesa e desenvolvem exercícios de expressão escrita e verbal.
Fundado em 1996 pela ex-gari Rozeli da Silva, o Centro Infantil Renascer da Esperança transformou-se numa instituição de referência da Capital gaúcha, oferecendo serviço de creche, educação infantil, atividades artísticas e esportivas, além de complementação escolar, oficinas profissionalizantes e refeições para crianças e jovens em situação de vulnerabilidade social.
No dia 12 de maio último, fizemos uma visita à ONG e fomos recebidos pela diretora Rozeli e pela professora Melina.
- Não há limites para o sonho – diz Rozeli.
Ainda mais se a pessoa que sonha é uma vencedora de desafios reais e não desiste com facilidade. Assim é a fundadora e presidente da ONG Renascer da Esperança, que transformou o seu sonho numa organização que hoje abriga cerca de 300 crianças e oferece diversas atividades de aprendizagem e lazer no turno inverso da escola em que elas estão matriculadas.
Mais do que o reforço dos conteúdos perdidos durante o período da pandemia, a Renascer oferece oportunidades culturais e profissionais para os jovens, que vão de práticas esportivas como muay thai e dança até visitas a instituições educativas como o Museu da PUC.
- Queremos que nossos alunos desenvolvam um sentimento de pertencimento à sociedade – explica a professora Melina.