Notícias

A viagem impactante da Geração Dux a Mariana

Geração Dux em Mariana

Com o apoio do Instituto Jama e a liderança da Fundação Gerações, 28 integrantes do Programa Geração DUX 2019 participaram em setembro último de uma viagem de imersão à cidade mineira de Mariana para conhecer o trabalho da Fundação Renova na reparação do desastre da Barragem do Fundão, ocorrido em novembro de 2015. Durante dois dias, os duxers, acompanhados pela equipe de coordenação e por parceiros do programa, visitaram as comunidades atingidas e receberam informações sobre o complexo trabalho de restauração ambiental, social, econômica e cultura que está sendo feito na região.
A Fundação Renova é uma organização sem fins lucrativos, criada a partir do Termo de Transação e Ajustamento de Conduta (TTAC) firmado pela Samarco Mineração para a reparação dos danos causados pelo rompimento da barragem de rejeitos que causou a morte de 19 pessoas e atingiu 39 municípios de Minas Gerais e do Espírito Santo.
Durante dois dias, o grupo de gaúchos visitou Mariana e municípios vizinhos, recebendo a orientação dos profissionais da Fundação Renova que atuam diretamente nas frentes de trabalho e participando de debates com lideranças locais.
- Foi uma viagem de muito aprendizado, e acima de tudo, de muita reflexão e conhecimento. Conseguimos ver de perto os impactos que a região sofreu com o rompimento da barragem do fundão e entender sobre a complexidade que envolve as ações de reparação e compensação – registrou Luisa Viegas Andrade, integrante da turma de 2017 e atual embaixadora Dux.
O Instituto Jama foi representado pela consultora executiva Janaina Audino, que destacou o planejamento pedagógico do DUX e a organização dos módulos “intercâmbios” que oportunizam viagens com o grupo para conhecer iniciativas de inovação e cases de impacto no campo social.
- Em 2017, levamos os duxers para São Paulo, onde mergulhamos no mundo do empreendedorismo visitando o Cubo, o Insper e o Twitter. Em 2018, representamos o Brasil no XIV Encontro Ibero-Americano da Sociedade Civil ocorrido em Lima/Peru. É gratificante ver os resultados de cada turma e o quanto os jovens conseguem refletir sobre seu papel na sociedade e sobre a contribuição de cada um para melhorar o ambiente no qual vivemos.