A IMPORTÂNCIA DO VÍNCULO COM A ESCOLA
Unicef recomenda programas de busca ativa
O estudo Cenário da Exclusão Escolar no Brasil, divulgado no dia 29 de abril pelo Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) e pelo Centro de Estudos e Pesquisas em Educação e Ações Comunitárias (Cenpec), mostra que mais de 5 milhões de brasileiros em idade escolar não tiveram acesso à educação em 2020. Indica ainda que a faixa etária que mais se distanciou das atividades em decorrência da pandemia da Covid-19 é formada por crianças entre seis e 10 anos – etapa essencial para a alfabetização e para a criação de vínculos com a instituição de ensino.
Por aí se vê a dimensão do desafio dos educadores no retorno às aulas presenciais que começa a ocorrer em vários Estados do país, inclusive no Rio Grande do Sul, ainda sob questionamento de organizações sindicais que exigem vacinação plena para os trabalhadores da educação.
Nesse contexto, a Unicef sugere uma ação que o Instituto Jama também considera indispensável para prevenir exclusões e desigualdades: a busca ativa dos alunos sem acesso ao ensino remoto. Com este propósito, durante o período de recesso das aulas, o Instituto direcionou parte dos investimentos para a aquisição de cestas básicas que, em substituição à merenda escolar, contribui para reforçar o vínculo escolar de estudantes em situação de vulnerabilidade social.